EFEITO GRÉCIA É LIMITADO NO BRASIL E NOS EMERGENTES

Moçada, veja esse artigo sobre a crise atual na Grécia e a relação com o brasil.

O impacto da crise da dívida dos países do sul da Europa sobre os emergentes, por enquanto, foi limitado. Mesmo ontem, com o rebaixamento da nota de crédito da Grécia – para níveis inferiores ao grau de investimento – e de Portugal, o risco Brasil subiu pouco, 11,49 pontos (9,77%), para 129,04 pontos. O risco da Grécia teve alta de 114 pontos, para 824 pontos. De 1º de setembro de 2009 até agora, o risco da Grécia subiu 631,44% e o de Portugal, 584%, enquanto o risco Brasil caiu 10%.

Por irônico que pareça, países emergentes como o Brasil, tão acostumados com crises de dívida, estão hoje em situação fiscal mais confortável e seus títulos são vistos como “porto seguro” em um mundo com países ricos com déficits públicos grandes e em crescimento. As previsões do Barclays são de que a dívida bruta da Grécia passe dos atuais 113% do Produto Interno Bruto (PIB) para 140% no fim de 2012. O banco acredita que a relação dívida bruta/PIB do Brasil vai ficar estável: 66% no fim do ano, crescendo para 70% em 2011. As reservas internacionais elevadas e o crescimento econômico robusto – superior a 6% – , impulsionado pela demanda interna, ajudam a tornar o país resistente às intempéries.
Veja o texto completo: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/4/28/efeito-grecia-e-limitado-no-brasil-e-nos-emergentes

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Juliana  On 04/28/2010 at 20:24

    Professor Gilmar,

    Suas ponderações realmente refletem a realidade atual vivida por nosso país, o qual mesmo sendo atingido também pela crise da Grécia, fechou a Bolsa em alta no dia de hoje. Entretanto, não podemos descansar, e pelo jeito o Brasil já vem tomando providências para conter o mercado e manter a economia, com por exemplo, com a decisão que será tomada hoje pelo Banco Central acerca do aumento ou não da taxa básica de juros.

    Att.

    Juliana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: