Bric e o resto do mundo – Parte 2

Moçada, segue abaixo um artigo do Professor Delfim Netto falando um pouco sobre o futuro econômico dos Brics. Essa é a parte 2 do artigo.

Os países que constituem os Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) estão definidamente na “moda”. A Rússia é uma estrela mais política do que econômica. A China com seu enorme protagonismo parece, de acordo com “projeções” quase consensuais, estar destinada a ser por volta de 2050 o mais brilhante astro com luz própria do cenário mundial. A Índia acelerou seu crescimento e tem um papel estratégico natural. Estes dois últimos países somam mais de 1/3 da população do planeta.

Veja a continuação no link abaixo.

Artigo 2 – 20-04-10

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Juliana F. Graeff  On 04/21/2010 at 17:58

    Prof. Gilmar,

    Obrigada pela disponibilização do artigo. Será importante na sequência dos estudos. Registro, por oportuno, que realmente os países do BRIC tendem a se tornar grandes economias num futuro próximo, especialmente pelos índices de desenvolvimento. Pelo que eu saiba, os representantes dos países aos quais faz referência, estiveram em Brasília na última semana, hospedados no hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, próximo ao Palácio da Alvorada.
    Abraços,

    Juliana

  • Gilmar Ferrreira  On 04/21/2010 at 22:19

    Prezada Juliana,
    Essa reunião em BSB ao qual faz referência coloca em pratica uma aspiração antiga do Pais anfitrião, qual seja, fortificar os laços comerciais, embora sejam Países distantes geograficamentes. Ressalto ainda que haverá outra reunião, sem data acordada, mas que por motivos de estratégia foi sugerida a cidade de Porto Alegre. Aguardemos!!!!
    Att
    Professor Gilmar

Deixe um comentário